domingo, 23 de junho de 2013

Gourmet em dose dupla

Depois de muito tempo sem postar, hoje tem dose dupla. Essa semana foi meu aniversário, e resolvi que era uma excelente desculpa para me empanturrar dois dias seguidos.


Ontem, sábado, foi dia de faxina em casa (com auxílio externo remunerado, já que sou parcialmente incompetente nessa área). O cardápio foi um gratin dauphinois (nome afrescalhado para batata gratinada), que eu fiz com batatas-doces, e um medalhão de salmão com dukkah. Esse dukkah é um tempero em pó egípcio que dá para fazer em casa. Segue a receita do que fiz e gostei

Dukkah
2 colheres de sopa de gergelim
1 colher de chá de mostarda em grãos
1 colher de chá de semente de coentro moída
1 colher de chá de cominho
um punhado de pistache


Coloque tudo na frigideira até o gergelim começar a ganhar cor (e subir aquele cheiro bom). Espere esfriar um pouco e triture no processador ou liquidificador. Fica bom em legumes cozidos, ou para 'empanar' o salmão.



No domingo, para comemorar que já estou na casa dos trinta, foi dia de chamar minha mãe, minha irmã e minha avó para comerem em casa. Minha avó tem um tino culinário excelente, e é sempre intimidador cozinhar para ela. No cardápio, uma carne cozida na cerveja (com alho poró, pimentões e tomate) e um risoto de brócolis com provolone. Para a sobremesa, um crumble de morangos com amêndoas (e chantilly para engordar acompanhar) .






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário