domingo, 8 de junho de 2014

Fungi with a Fun Guy

E chega o domingão, dia de Faustão ciclovia feira!!! Como moro no Paraíso, a que costumo ir é ali na Sampaio Viana (perto do HCor e do Starbucks, parada quase que obrigatória).

Cogumelos Frescos >>>>>>>>>cogumelos em conserva

A idéia era fazer três pratos, mas achei que o alho poró podia ficar para outro dia.
Resolvi então fazer um risoto (com um toque japonês [porque não tinha vinho, mas tinha saquê]) e com os cogumelos que (milagrosamente ) sobraram, fazê-los assados.

Ambas as receitas foram adaptadas de livros do Jaime Jamie Oliver: o risoto do "O Chef Sem Mistérios" (Ed. Globo, 1999) e os assados de " O retorno do Chef Sem Mistérios"(Ed. Globo, 2000).

Risoto de cogumelos (3 porções)
Ingredientes :
Cerca de 750 mL de caldo (eu usei o de cogumelos)
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola média picada
300 g de cogumelos (usei cogumelos Paris e Shitake, ambos frescos)
Sal refinado
3 dentes de alho
200 g de arroz para risoto
100 mL de saquê para cozinhar (eu usei o licoroso e ficou levemente adocicado)
70 g de manteiga
80 g de parmesão ralado
Pimenta chili em flocos
Limão
1 punhado de tomilho

Preparo:
Corte os cogumelos em fatias. Se preciso, cozinhe-os em duas ou três porções. 
Em uma frigideira, aqueça 1 colher de azeite de oliva e adicione os cogumelos e o tomilho. Cozinhe por um minuto, e acrescente meio dente de alho picado e uma pita de sal. Deixe por mais dois minutos, e adicione flocos da pimenta e um pouco de suco de limão. Deixei mais uns 30 segundos, e se estiver bem tenro, reserve.
 
 Os cogumelos já estariam bons para serem comidos assim

Pique metade dos cogumelos (já cozidos), e separe dos restantes.
Para o risoto, prepare o caldo e deixe o quente, em fogo baixo. Em uma frigideira (eu usei a mesma que a dos cogumelos), aqueça duas colheres de azeite, coloque a cebola e uma pitada de sal, deixando por 3 minutos, até amolecer. Adicione o alho picado (dois dentes devem ser o bastante), e deixe mais dois minutos.
Adicione o arroz, aumente o fogo, e refogue até começar a ficar translúcido (cerca de 2 a 3 minutos). Adicione o saquê (ou outra bebida, como vinho branco, vermouth, ou Dolly Citrus) . Quando a bebida for absorvida, comece a adicionar o caldo, cerca de uma concha por vez, e adicione os cogumelos picados.

 
 Deve ficar bonito assim, mas o arroz ainda está duro.

Vá adicionado caldo, até o arroz ficar tenro, mas um pouco consistente (al dente). Tire a panela do fogo, adicione a manteiga e o parmesão, e os outros cogumelos, mexendo bem para incorpora tudo. e voilá! Está Pronto!

Cogumelos assados
Ingredientes:
Quantos cogumelos quiser preparar, aumentando o molho de acordo
1 punhado de tomilho
1 pitada de pimenta chili seca
2 dentes de alho, picados finamente
umas 3 colheres de azeite
1 pedaço de manteiga (duas colheres de sopa, aproximadamente)
Sal e pimenta-do-reino

Preparo:
Preaqueça o forno a 220C. Em um almofariz, amasse o tomilho, o chile e o alho, e adicione o azeite. usando as mãos, espalhe sobre os cogumelos, já dispostos em uma assadeira, com os cabos para cima. Complete salpicando pedaços de manteiga, fazendo pequenos talhos no cogumelo e inserindo fatias do alho. Tempere, se necessário, e asse por 15 a 25 minutos, até ficarem corados.
 
Bom para vegetarianos e outros apaixonados por cogumelos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário