domingo, 15 de setembro de 2013

Delicia Espressa

Não, não sou [semi-]analfabeto, nem assino com a digital. O eSpresso, com S ali de cima, se refere ao cafézinho forte usado na receita de hoje: um creme bruleè de café.

Eu já havia tentado creme bruleè em duas ocasiões antes: um de chocolate, e um de doce de leite.

A de hoje tirei do livro do Curtis Stone, de onde já tinha feito uma torta banoffee.

Eu pessoalmente nunca vi o Chef Curtis Stone cozinhando. Não sei ele tem um programa como o da Nigella, ou um reality como o Gordon Ramsay. Mas a julgar pelas sobremesas, ele deve ter um bom plano de academia.

Mas vamos à receita:

Espresso Crème brûlée (está escrito assim no livro... aparentemente os acentos fazem parte da receita)
1 e 1/4 de xícara de creme de leite (usando um daqueles de latinha deu certo)
1/3 de xícara de leite integral
1/2 xícara de açúcar
4 cafés espressos (120 ml) - eu fiz café forte e usei assim mesmo
1 fava de baunilha aberta ao comprido
7 gemas grandes
2 colher de sopa de açúcar demerara

Preaqueça o forno a 90ºC (o meu só vai até 120...) Misture o creme de leite, leite, açúcar e café, e misture as sementes da fava (retire com uma colher pequena). Coloque a fava também, e leve ao fogo. Quando estive quase fervendo, retire e deixe esfriar uns 5 minutos.

Enquanto isso, bata as gemas em uma tigela grande. Adicione o creme aos poucos, e coe a mistura.

Coloque em ramekins e leve ao forno por cerca de 1 hora. Se quiser/puder, quando esfriar use um maçarico e queime aquela camadinha de caramelo em cima (meia colher de sopa de açucar, já dá conta). Eu. como não tenho, polvilhei açúcar e levei ao forno na temperatura máxima por 5 minutos.




Novamente sobrou um mundo de claras. Para não jogar fora, fizemos um mega omelete de clara com pimenta do reino, queijo ralado e um pouco de ervas. Ficou bem gostoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário