terça-feira, 28 de maio de 2013

A necessidade é a mãe da invenção

Boa noite, pessoal!

Essa semana consegui ajeitar meus horários de noite, faltando nas aulas, fazendo uma reflexão interior, e consegui cozinhar dois dias seguidos! \o/

Ontem foi um semi-desastre, com uma sopa de cebola que ficou meio sem graça e pesada ao mesmo tempo. Resolvi ainda fazer uma piperada (do livro Sabores da Espanha - ed. Publifolha), mas não tinha tomates, e nem sabia o que fazer com ela depois (para ser sincero, fiz para aproveitar os pimentões que tinha comprado).

Trevas? Poderia ser, se não fosse o desespero e a fome a criatividade!

Eu tinha um pouco de arroz arbóreo, então a conclusão natural era fazer um risotto. A receita (do livro Food & Wine 1996 -American Express Publishing Corporation) pedia tomates grelhados (e não leva vinho, o que achei estranho).... os pimentões de ontem poderiam substituir. Voilá! Cria-se um prato (e que ficou bem gostoso).

Segue a receita:

Piperada (adaptada)
3 pimentões (a original dizia vermelhos, eu usei os verdes)
1/4 xícara de azeite extravirgem
1 1/4 xícara de cebola em cubinhos
2 dentes de alho fatiados finamente
uma pitada de páprica
1 folha de louro
1/2 colher (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de sal

Asse os pimentões inteiros no forno a 190ºC por 30 minutos até ficarem macios;
Coloque-os em um saco plástico e dê um nó, fechando bem. Deixe que eles fiquem no próprio vapor por uns 3 minutos; limpe-os e retire a casca;
Corte os pimentões em tiras ao longo de seu comprimento;
Aqueça o azeite em uma panela em fogo médio e refogue a cebola por 4 minutos. Junte o alho e refogue por 2 minutos. Junte o pimentão, a páprica, a folha de louro, o sal e o açúcar, cozinhando por cerca de 15 minutos, com um pouquinho de água.

Risotto (para 4 porções) - adaptado
 6 xícaras de caldo de legumes
1 1/2 colheres de sopa de azeite extravirgem
1 cebola picada
 1 1/2 xícaras de arroz arbóreo (próprio para risotto)
Piperada (da receita anterior)
1 colher de sopa de manteiga sem sal
Parmesão, sal e pimenta a gosto

-Deixe o caldo quente, em uma fervedeira a parte (eu usei aquele pronto)
-Aqueça o azeite em uma panela, adicione a cebola e deixe dourar em fogo médio, até amolecer (1 minuto e meio foi suficiente para mim), mexendo sempre.
-Adicione o arroz e cozinhe, mexendo bastante, por um minuto, para que ele se cubra de óleo.
-Adicione uma xícara do caldo, mexendo até que quase todo ele tenha sido absorvido. Junte a piperada, e mexa, adicionando mais uma xícara, e aguardando que o arroz absorva o caldo. Faça assim até o caldo acabar (cuidado para não queimar o arroz).
-Junte o parmesão ralado, a manteiga e mexa para misturar bem.
-Está pronto para servir. Se precisar, acerte o sal.


Para finalizar: hoje dei um pulinho na Livraria Cultura (meio balançado depois de ter lido isso), e achei uns livros do Jamie Oliver!!! Para celebrar, fiz uns pãezinhos Navajo para acompanhar o risotto (okay, okay, carboidrato pra acompanhar carboidrato... meu lado nutricionista é obeso e relaxado!). Receita bem fácil e gostosinha (lembra uma bolacha água-e-sal, bom para quem é viciado em Cream Crack).


Um comentário:

  1. Hey, sopa de cebola me lembrou uma coisa.
    eu não sei cozinhar nada alem de coisas pré prontas, então sai roubando ideias de como melhora-las.
    uma eh torrar um pão com queijo, e colocar sopa de cebola por cima. Dizem que eh comum na frança, sei lá, mas fica bom xD

    ResponderExcluir