domingo, 19 de maio de 2013

Le Grand Première


Desde que comecei a morar sozinho, me vi obrigado a aprender a cozinhar. O desafio que antes era conseguir fazer um omelete, hoje é conseguir fazer as receitas ficarem, se não tão gostosas ao olhar quanto às dos livros, pelo menos boas o bastante ao paladar para querer repetir.

Para inaugurar esse espaço culinário (de agora em diante, Na Pança do Ponce), o almoço de hoje, domingo. Num dia meio nublado, com aquela muvuca da Virada Cultural lá fora, e o barulho da final do Corinthians que parece ecoar dentro do meu apartamento, resolvemos fazer TRÊS pratos!

O primeiro, um filé de peru ao molho de iogurte condimentado, tirado daqui



Okay, a receita tem a pecha de ser light, mas eu compensei essa ausência de calorias (mas não de sabor), com as duas próximas.

Para acompanhar a proteína, um carboidrato à moda Grega. Patátes Lemonátes (do belíssimo livro Culinaria Greece, da Ed. Konemann), que eu acabei tentando seguir à risca, mas adicionei mandioquinha porque tinha em casa.

 Os pratos salgados ficaram bem bons (o peito de peru ficou bem condimentado, com um gosto quase indiano, e as batatas/mandioquinhas/tubérculos diversos ficaram com um ótimo gostinho de limão com orégano), mas o almoço foi coroado com a sobremesa: um Strawberry Crumble com Amêndoas (do novo livro da Nigella, Na Cozinha com Nigella, Ed. Best Seller).





O prato é basicamente uma cama de morangos com açúcar e farinha de amendoas, recoberto de uma casquinha crocante e amanteigada. Eu sou um desastre em apresentação e destrui meu pedaço ao colocar no prato, mas meu estômago não reclamou.

3 comentários:

  1. Muito bom Julio Ponce, morar sozinho tem suas vantagens, eu já tive oportunidade de provar algumas de suas receitas, todas muito boas, sucesso no seu blog filhote querido

    ResponderExcluir
  2. Como um fã de doces, a sobremesa parece estar uma delicia.
    Na minha culinária quanto mais feio o prato, muito mais melhor de bom é!
    É um sorvete ali na ultima foto?

    Jefferson

    ResponderExcluir
  3. Faltou comentar antes: Parabéns pela estréia.

    Tem alguns pratos indianos com iogurte, aposto que os hare krishna aprovariam seu peru. Sem trocadilhos. Ou com, você que manda.

    ResponderExcluir