sábado, 20 de julho de 2013

Banana, Bacon & Booze



Adiantando-nos à vinda da frente fria da próxima semana, preparei uma comfort food digna de qualquer livro, uma sopa de legumes.

Obviamente não foi uma reles sopa estilo "sobras da geladeira", e sim uma sopa motivada pela compra de zimbro (ou em inglês juniper) na feira. Já tinha ouvido falar desse ingrediente, inclusive tem um conto dos irmãos Grimm chamada A Árvore de Zimbro, mas nunca tinha experimentado; o gosto é bem forte, deixando um amargo after taste.

Juniper berries, que foram trituradas antes de adicionadas à sopa

Apesar de demorar um pouco para fazer, deixando a panela por 1 hora em fogo baixo, o resultado final foi muito bom, apesar da aparência não muito sugestiva que levou-nos a apelidá-la de Sopa Shrek. O gosto do zimbro ficou bastante suave, e o toque final de bacon torna esta uma deliciosa refeição para encarar o frio que está vindo. Nos baseamos nessa receita, mas com algumas alterações. (Usamos whisky ao invés de Sherry, ervilhas junto com as lentilhas e omitimos a salsa no final).


Para sobremesa, com o whisky que sobrara da comilança irlandesa, fizemos uma modificação de receita de parfait para ingredientes mais tropicais que já tínhamos.
Essa é a nossa receita do Boozy Banana Parfait:
----//-----//-----//-----//-----//-----//-----//-----//-----//
Boozy Banana Parfait (serve 2 pessoas)
1 banana cortada em rodelas, e cada rodela em quatro (usamos a nanica)

1 colher de sopa de açúcar mascavo
30 ml de whisky
1 copo de iogurte (usamos aquele de coco com pedaços de fruta)
um punhado de cereal matinal (usamos Nesfit, mas deve ficar bom com granola, como na receita original)

Misture a banana, o açúcar e o whisky em uma tigela, e misture bem. Aguarde um pouco, para pegar bem o gosto.

Usando duas taças ou copos altos (transparentes são melhores para podermos ver as camadas), coloque uma camada de banana, uma de iogurte e uma do cereal, repetindo mais uma vez.

E pronto!
----//-----//-----//-----//-----//-----//-----//-----//-----//


Ficou bem saboroso, sem ser muito forte (apesar do whisky) nem muito doce. E pelo pouquinho de álcool, esquenta quase tanto quanto a sopa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário