terça-feira, 2 de julho de 2013

In Vino Veritas

Antes de tudo, um esclarecimento: Eu não sei NADA de vinho (okay, talvez não nada.. e certamente aprendi alguma coisa na aula da semana passada na faculdade, sobre isso. Mas com certeza não é das minhas especialidades).

Mas eu gosto, de vez em quando, de usar vinho na cozinha. Seja para risoto, para fazer um doce, ou no caso de hoje, uma carne.

Resolvi me aventurar hoje fazendo um Entrecôte Marchand de Vin, do livro How to Cook (book two)  da Delia Smith (que eu comprei há algum tempo e tem várias receitas básicas, e algumas mais avançadas).




A receita é bem simples (numa tradução livre a seguir)

Ingredientes

Filés de carne bovina, em temperatura ambiente
1 colher de sopa de óleo de oliva
1 cebola pequena picada (eu tentei a variação com alho e deu certo também)
Cerca de 150 ml de vinho tinto
Pimenta-preta moída (de preferência fresca)

Preparo

Aqueça metade do óleo, e com ele frite a cebola até que doure (cerca de 6 minutos). Retire para um prato, e adicione a outra metade do óleo, em fogo bem alto. Coloque os bifes, e pressione levemente para 'dourar' um do lados. Deixe de 2-4 minutos, de acordo com o ponto preferido. Vire para o lado oposto. Quando faltar cerca de 2 minutos, retorne a cebola para a frigideira e adicione o vinho. Deixe o molho reduzir até ficar como uma calda, virando o bife se necessário. Sirva, cobrindo os bifes com o molho.



O prato fica bastante saboroso, e fica com o sabor do vinho, sem mascarar o da carne. Se preferir, adicione um pouco de sal no ultimo passo (junto com o vinho) para não ressecar demais a carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário