terça-feira, 23 de julho de 2013

Para o frio e stress: Pão! (de Malta)

Já confessei antes minha paixão por fazer pão. E já declarei minha admiração pelo livro "O Pão da Paz" com receitas de pães ( e bolos e biscoitos) de cada um dos países membros da ONU. [curiosidade inútil: a Suiça, notória por sua 'neutralidade', só ingressou de fato na ONU em 2002]

Hoje, para me livrar do stress e do frio, resolvi fazer mais uma receita do livro: o Hobz, vulgo pão maltês.

Segue a receita com as minhas modificações:
--//--//--//--//--//--//--//--/
/--//
 Hobz

400 g de farinha de trigo
200 g de farinha de trigo integral
10 g de sal 
15 g de manteiga
10 g de fermento seco instantâneo
350 ml de água morna
1,5 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de leite
1 ovo para pincelar

Misture as farinhas e o sal com a manteiga derretida. Acrescente o fermento e mexa bem. Misture a água morna com o leite, e neles dissolva o açúcar. Junte-os à farinha e sove bem até ficar com uma massa elástica (uns 5 minutos já dá pro gasto). Cubra a tigela com filme de PVC transparente e cubra com um pano-de-prato úmido. Deixe crescer por cerca de uma hora, ou um pouco mais. Separe a massa em 12 bolinhas. Disponha-as em uma assadeira não aderente e pincele com ovo. Deixe descansar por 15 minutos. Enquanto isso, aqueça o forno a 230 C. Coloque os pães para assar por 15 minutos, ou até dourar bem.
--//--//--//--//--//--//--//--//--//


E voilá! Um pãozinho quentinho, nem doce nem salgado. Delicioso pra entupir de manteiga ou cobrir de geléia. E fica crocante por fora e bem fofinho por dentro. Aprovado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário